Pular para o conteúdo principal

Prontuário Eletrônico melhora atendimento na saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio das Antas está usando um sistema que modernizou o atendimento, e que permite maior controle das ações desenvolvidas na área.


(Foto: Alô Guia) 
O sistema de Gestão Municipal de Saúde (G-MUS) apresenta resultados positivos: melhorou o controle de todas as ações do Sistema de Saúde Rioantense. A nova tecnologia faz com que seja maximizado o atendimento, e melhorado o controle de todos medicamentos recebidos dos fornecedores e ministrados aos pacientes, número de consultas, agendamentos, e muito mais.

Desde sua implantação, há quase dois anos, o tempo de atendimento do paciente diminuiu. Acabaram-se os prontuários de papel, o acúmulo de arquivos e a demora em buscar informações sobre um paciente. O software G-MUS, criação da empresa Inovadora Sistemas de Gestão, é um sistema para computador que tem a finalidade de dar maior agilidade ao processo no atendimento do paciente. 

A Secretária de Saúde, Marlene Niquelatti, enfatiza que agora pode efetuar um gerenciamento mais adequado e evitar o retrabalho que existe dentro da pasta:
“Com este sistema, a Administração Municipal tem em mãos o custo de cada cidadão. Qualquer medicamento recebido é incluído no sistema. Depois, cada paciente tem seu prontuário eletrônico, contendo doenças, números de consulta, datas, medicações recebidas, retornos, enfim, tudo sobre a saúde do cidadão rioantense cadastrado”, explicou.
Estas informações são importantes para o profissional de saúde, que poderá ter um histórico detalhado do paciente com apenas  um clique. Através disso, evita-se novamente o preenchimento de formulários de papel, gerando também diminuição de gastos para a Prefeitura Municipal. Toda a parte de agendamento de consultas, autorização de exames, controle de frota e de tratamento fora do domicílio, a parte de imunização integrada com o sistema do Ministério da Saúde, como o número de vacinas recebidas por exemplo. Todas estas informações estão sendo inseridas no sistema G-MUS.

O enfermeiro Everton Turke destacou que já houve avanços significativos desde a implantação do sistema e que já é perceptível a economia gerada e a agilidade no atendimento:
“Passamos por um período de testes, de capacitação da equipe e agora já podemos perceber que houve uma melhora na qualidade do atendimento. Tivemos a oportunidade de conhecer o Sistema em outras localidades e a melhora que houve na prestação do serviço de saúde”, frisou. 
Fonte: Alô Guia

Postagens mais visitadas deste blog

Palhoça informatiza sistema de saúde com o G-MUS

Na busca de agilizar o atendimento e diminuir a burocracia em toda a Rede Municipal de Saúde, a Prefeitura Municipal de Palhoça / SC está informatizando todo o sistema com o software G-MUS da Inovadora. O posto Cambirela foi o primeiro a ser informatizado 100% e o projeto vai se estender para todas as unidades de Saúde de Palhoça.  O projeto de informatização vai unificar o cadastro dos cidadãos palhocenses, em todos os módulos de atendimento garantidos pela Constituição Federal.  O sistema vai armazenar dados, com informações sobre atendimentos e tratamento médico, odontológico, atendimento nas farmácias, registros das vacinas e procedimentos laboratoriais.  “Todas as informações dos pacientes estarão registradas no prontuário que poderá ser acessado pelo nome ou pela impressão digital (biometria) do cidadão”, afirma Camilo. No cadastro informatizado, o sistema ainda vai unificar informações do prontuário que revelam quais os medicamentos que o paciente está usando, inclusi

Esclarecimentos sobre o Programa Saúde na Escola (PSE)

INFORME TÉCNICO O Programa Saúde na Escola (PSE), instituído pelo Decreto nº 6.286/2007 ; regulado pela Portaria nº 1.055/2017 ; desenvolvido pelo Ministério da Saúde e Educação; propõe 13 ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e acompanhamento das condições clínicas dos educandos; Articulação, planejamento e realização conjunta das equipes de Atenção Primária à Saúde e da Educação Básica Pública no território. A empresa Inovadora preocupada com a inserção dos dados de produção vem alerta-los para informações corretas junto aos lançamentos e validação fichas de atividade coletiva. O prazo de envio da produção de 2021 se encerra dia 31 de março de 2022. As 13 ações do PSE: Saúde Ambiental; Promoção das práticas Corporais, da Atividade Física e do lazer nas escolas; Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos; Prevenção das violências e dos acidentes; Identificação de educandos com possíveis sinais de agrav

Inovadora Sistemas marca presença em dois importantes eventos de tecnologia e saúde!

A semana foi de intensa atividade para a Inovadora Sistemas! Participamos de dois eventos importantes para o setor de saúde e assistência social. Começando pela Assembleia de Verão 2023, em parceria com a Stepz Soluções, tivemos a oportunidade de apresentar nossas soluções em tecnologia para um público seleto e interessado em inovação. Desenvolvidos com respeito, responsabilidade e perseverança, nossos sistemas visam apoiar o trabalho dos servidores e profissionais da saúde, buscando sempre a humanização e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Foi um momento enriquecedor de troca de ideias e de aprendizado mútuo. Já no 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado de 15 a 17 de março em São Pedro/SP, tivemos a honra de apresentar nossas soluções integradas e de alto desempenho para gestão administrativa, financeira e assistencial, além de mostrar nossos trabalhos no cenário público e privado ao longo de mais de 30 anos. O tema deste ano fo