O
Pronto Atendimento Tito Bianchini, no Centro de Lages, testa há cerca de 20
dias o Prontuário Eletrônico que permite ter cadastro de todos os pacientes
atendidos. Ainda este ano, o sistema deve ser instalado em todas as unidades de
saúde.
O
sistema também permite avisar aos pacientes que aguardam atendimento, quem será
atendido de acordo com a gravidade do caso e não com a ordem de chegada. Essa
inovação no atendimento também foi levada ao Parque Conta Dinheiro, sem
custo para a Prefeitura.
A
empresa responsável pelo sistema é a Inovadora. Segundo o diretor
administrativo e financeiro da Secretaria da Saúde, Maurício Batalha Machado, o
objetivo é que todas as unidades de saúde possam contar com essa tecnologia que
vai permitir que os dados de um paciente atendido pela Secretaria de Saúde
possam ser acessados pelos trabalhadores da saúde.
Ao
fazer uma consulta em uma unidade de saúde, por exemplo, o médico poderá
acessar o prontuário desse paciente pelo computador, ficará sabendo quantas
vezes ele foi examinado por um médico, se já esteve no Pronto Socorro e até a
medicação que recebeu. Machado acredita que dessa forma o atendimento será mais
ágil e os custos da saúde serão diminuirão.
Até o
final de junho o prontuário eletrônico será implantado em uma unidade de saúde.
“Temos de treinar as pessoas e testar”, comenta o diretor.
A
Farmácia Básica de Lages (que distribuiu medicamento de graça para a população)
também será informatizada até o final do ano. Será instalado o leitor ótico
para o controle do estoque. Até agora, o controle do estoque da farmácia não
passa de 80%, e com o leitor ótico poderá alcançar 100%.
Fonte: Correio Lageano, em 04 de Junho de
2013.
Foto: Susana
Küster
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