Pular para o conteúdo principal

G-MUS: Mensagens para celulares ajudam a lembrar de consultas

Mais uma funcionalidade inovadora do sistema de Gestão Municipal de Saúde (G-MUS) está fazendo com que usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Novo Hamburgo sejam lembrados de consultas marcadas na rede municipal. 


Paciente recebendo o lembrete em seu celular. (Foto: Ronan Dannenberg)



Com o envio de mensagens para o celular dos pacientes, a Prefeitura avisa as pessoas sobre os procedimentos agendados. Implantado em novembro de 2012, a medida tem o objetivo de reduzir o número de ausências. Atualmente, estima-se que 10% dos usuários que agendam consultas não comparecem às unidades de saúde.

Os torpedos enviados aos celulares dos usuários do SUS são bastante objetivos. O paciente recebe informações sobre local, data e horário da consulta. De domingo à quinta-feira, as mensagens são enviadas. O cidadão recebe o torpedo um dia antes do procedimento agendado, uma maneira de fazer com que o aviso fique na memória dos pacientes e não ocorra novo esquecimento. Desde a implantação até 3 de janeiro de 2013, já foram mandados 6.185 torpedos.

O envio de mensagens foi possibilitado graças à informatização do sistema de saúde em Novo Hamburgo, que está em fase de implantação. “Novo Hamburgo está promovendo um grande investimento na área de tecnologia e isto tem refletido na saúde. Trata-se de um conjunto de possibilidades que beneficia o cidadão e os profissionais, organizando o sistema como um todo”, afirma o secretário da Saúde, Roque Werlang. A previsão é de que, com o decorrer do processo de informatização, os pacientes também sejam lembrados sobre exames agendados, além de consultas. Posteriormente, com o sistema consolidado e com os relatórios trimestrais da Secretaria da Saúde (SMS) fechados, um balanço poderá ser feito para avaliar a efetividade do sistema.

Informatização atinge 500 computadores instalados no Município

A informatização da rede de saúde em Novo Hamburgo permite, entre outros procedimentos, o registro de prontuários online e a consulta por parte dos profissionais de saúde ao histórico de cada paciente. No sistema, constam informações como medicamentos prescritos, medicamentos retirados nas farmácias da rede e consultas realizadas. Desde o início da implantação, 500 computadores já foram instalados e mais de 615 profissionais foram treinados individualmente. Conforme a diretora de Sistemas de Saúde, Tatiane Soares de Souza, a informatização culmina na qualificação do atendimento prestado ao cidadão. “Somente com o prontuário eletrônico, o profissional de saúde tem acesso a todos os atendimentos realizados pelo paciente anteriormente, independente da unidade de saúde em que foi atendido”, coloca.

Para a coordenadora da Unidade de Saúde da Família (USF) Iguaçu, a enfermeira Sabrina Bley, o trabalho dos profissionais ficou mais qualificado e o atendimento melhorou. “Facilita muito, pois temos acesso a tudo que já aconteceu com o paciente, que medicação ele tomou, onde ele foi, entre tantos outros procedimentos. É um prontuário eletrônico, sem papelada, de uma forma muito mais correta e organizada”, enfatiza.

O processo de informatização já foi concluído em todas as 11 USFs e em seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Na Farmácia Comunitária, no Centro de Especialidades, no Almoxarifado da Saúde, na Ouvidoria e em dois prestadores de serviços as instalações também já foram finalizadas. Nas UBSs Santo Afonso e Canudos, o processo está 80% concluído. Ainda está em fase de execução a informatização do Laboratório Municipal (em processo de treinamento de servidores), do Hospital Municipal (50% concluída), da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Canudos (50% concluída) e do Pronto Atendimento (PA) do Centro (30% concluída).


Fonte: Agência de Notícias de Novo Hamburgo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palhoça informatiza sistema de saúde com o G-MUS

Na busca de agilizar o atendimento e diminuir a burocracia em toda a Rede Municipal de Saúde, a Prefeitura Municipal de Palhoça / SC está informatizando todo o sistema com o software G-MUS da Inovadora. O posto Cambirela foi o primeiro a ser informatizado 100% e o projeto vai se estender para todas as unidades de Saúde de Palhoça.  O projeto de informatização vai unificar o cadastro dos cidadãos palhocenses, em todos os módulos de atendimento garantidos pela Constituição Federal.  O sistema vai armazenar dados, com informações sobre atendimentos e tratamento médico, odontológico, atendimento nas farmácias, registros das vacinas e procedimentos laboratoriais.  “Todas as informações dos pacientes estarão registradas no prontuário que poderá ser acessado pelo nome ou pela impressão digital (biometria) do cidadão”, afirma Camilo. No cadastro informatizado, o sistema ainda vai unificar informações do prontuário que revelam quais os medicamentos que o paciente está usando, inclusi

O sitema G-MUS é certificado pela SBIS-CMF, nas categorias 'Consultório Individual' e 'Clínica/Ambulatório'.

    O G-MUS - Sistema de gestão para Secretarias Municipais de Saúde e seus equipamentos públicos, foi certificado pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), nas categorias 'Consultório Individual' e 'Clínica/Ambulatório'. Esta certificação refere-se a versão 5.2 do manual de certificação no Nível de maturidade 2, Nível de Garantia de Segurança 2, com certificados números 112 e 113. Os novos requisitos desta certificação visam garantir a confiabilidade, segurança e aderência aos marcos de usabilidade legalidade do sistema de registro eletrônico em saúde G-MUS. A Inovadora é membro oficial da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) desde 2015. Nesse período seguimos reforçando nossos sistemas qualidade, segurança e privacidade aos nossos clientes.

Inovadora Sistemas marca presença em dois importantes eventos de tecnologia e saúde!

A semana foi de intensa atividade para a Inovadora Sistemas! Participamos de dois eventos importantes para o setor de saúde e assistência social. Começando pela Assembleia de Verão 2023, em parceria com a Stepz Soluções, tivemos a oportunidade de apresentar nossas soluções em tecnologia para um público seleto e interessado em inovação. Desenvolvidos com respeito, responsabilidade e perseverança, nossos sistemas visam apoiar o trabalho dos servidores e profissionais da saúde, buscando sempre a humanização e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Foi um momento enriquecedor de troca de ideias e de aprendizado mútuo. Já no 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado de 15 a 17 de março em São Pedro/SP, tivemos a honra de apresentar nossas soluções integradas e de alto desempenho para gestão administrativa, financeira e assistencial, além de mostrar nossos trabalhos no cenário público e privado ao longo de mais de 30 anos. O tema deste ano fo