A saúde tem sido beneficiada pelo crescimento dos recursos a partir do uso da mobilidade e informatização da saúde. O acesso a dados, cadastros, medicamentos e atendimentos através de tablets é uma realidade no município de Pimenta Bueno, em Rondônia.
A cidade, com pouco mais de 33 mil habitantes segundo dados do IBGE, já conta com 40% de sua população cadastrada no sistema de saúde. Conforme Sylvio Carlos de Paula, secretário municipal de Saúde, a meta é chegar a 100% em abril deste ano.
Atualmente, uma equipe de 79 agentes comunitários de saúde trabalha junto às famílias dos mais de 20 bairros pimentenses portando um tablet de 7 polegadas. Sylvio afirma que conheceu a mobilidade voltada para a área da saúde através de projetos que estão em andamento em Nova Mutum, Arenapolis e Nortelândia, no Mato Grosso. “Solicitei uma visita técnica para entender os detalhes e percebi que nossa cidade teria muitos ganhos”, afirma o gestor que vê na mobilidade uma forma de sistematização e que beneficia o processo. “A inovação é uma ferramenta muito importante, temos que usá-la a nosso favor”.
Pimenta Bueno, que utiliza mobilidade desde outubro de 2014, foi a primeira cidade do norte de Rondônia a utilizar as soluções móveis. Entre os ganhos obtidos estão a agilidade no atendimento e o acompanhamento em tempo real as ações dos agentes comunitários de saúde durante suas visitas em tempo real.
Fonte: TWI, Prefeitura de Pimenta Bueno
Comentários
Postar um comentário