O município de Taquara, no Rio Grande do Sul, implantou o prontuário eletrônico do G-MUS para o atendimento em saúde da sua população. Hoje, a cidade possui cerca de 55 mil habitantes e conta com 14 postos de saúde mantidos pela prefeitura.
O prontuário eletrônico G-MUS é certificado pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde e pelo Conselho Federal de Medicina, sendo um dos únicos prontuários certificados pela SBIS/CFM no Brasil que segue o modelo RCOP - Registro Clínico Orientado por Problemas e feito exclusivamente para Secretarias Municipais de Saúde.
O RCOP é melhor, pois ao longo dos anos um usuário poderá acumular em seu prontuário inúmeros atendimentos. Isso pode acarretar em um volume de informações gigantesco, dificultando a estratificação das informações mais valiosas para o atual atendimento.
Por isso, é fundamental quando o profissional for pesquisar no histórico de atendimentos do Cidadão que ele consiga selecionar, de forma ágil e dinâmica, somente os problemas relevantes a atual queixa e sem a exibição dos atendimentos desnecessários. Este modelo de prontuário estruturado e que possibilita a organização por tipos de problemas, denominamos como “Prontuário orientado à problemas”. A maior vantagem é sem dúvidas a assertividade e agilidade no atendimento a longo prazo, facilitando inclusive o diagnóstico de problemas crônicos e agudos.
Comentários
Postar um comentário