INFORME TÉCNICO
ENVIO DE INFORMAÇÕES DA VACINAÇÃO COVID AO RNDS
A Inovadora Sistemas, desde sempre é movida pela certeza de ofertar a seus clientes soluções robustas, confiáveis e tecnologicamente adequadas aos cenários nacionais.
Diante da sabida importância da campanha nacional de vacinação contra COVID, procuramos manter nossas soluções sempre adequadas aos mais recentes manuais de interoperabilidade disponibilizados pelo DATASUS.
Ocorre que, em 20 de outubro de 2021, foi publicado no site oficial do RNDS, atualização do manual de integração “REGISTRO DE IMUNOBIOLÓGICO ADMINISTRADO EM CAMPANHA RIA-C COVID-19”, que é o responsável por fornecer orientações técnicas sobre como os sistemas próprios dos municípios farão o envio das informações locais à base federal para a versão 1.4 do manual, a íntegra pode ser obtida em:
Prontamente, nossa equipe técnica captou e mapeou os ajustes necessários para adequação de nosso sistema e, na versão do nosso sistema disponibilizada aos clientes no mês de dezembro, a alteração do layout de envio em conformidade com o manual de integração foi disponibilizada a todos os nossos clientes e parceiros.
Após esta atualização, recebemos informação de nossos clientes que o envio das vacinas ao RNDS estaria com algum tipo de problema e de imediato, iniciamos as investigações.
Identificamos que todas as vacinas registradas no G-MUS e transmitidas pelos nossos clientes ao RNDS foram de fato entregues à base nacional (conforme explicitado no manual, a cada envio de vacina recebe um identificador atribuído pela RNDS.
“(...)Quando o registro é enviado com sucesso (header de resposta 201) à RNDS, no header location é gerada uma URL que é o identificador do registro na RNDS(...)”
Manual de integração, item 3.3 (pág. 6)
Isto posto, em todos os testes pontuais que conseguimos fazer, observamos que praticamente de imediato, as vacinas enviadas pelo G-MUS apresentam-se como aplicadas no ConecteSUS, o que corrobora a garantia que temos de que o registro que enviamos de fato chegou a esfera federal.
Em contrapartida, observamos que departamentos estaduais responsáveis pelo acompanhamento das coberturas vacinais, passaram a informar aos nossos clientes que a cobertura vacinal dos mesmos na COVID encontra-se extremamente baixa ou ainda, nula.
A primeira medida adotada pela empresa, ao receber este relato, foi de revisar minuciosamente todas as rotinas envolvidas na integração, chegando à conclusão que realmente não haviam falhas em relação à execução do que está descrito no manual.
Um segundo teste que fizemos, em ambiente de homologação do RNDS, foi o de enviar alguns registros na versão desatualizada do manual e, observamos que os mesmos foram apresentados no SI-PNI (ambiente de homologação).
A partir daí, removemos qualquer sombra que pudesse pairar sobre nossa solução e iniciamos a investigação de um eventual problema na esfera federal do RNDS. Assim sendo, como não temos acesso direto ao Ministério da Saúde, solicitamos a alguns de nossos clientes que em seu quadro possuem profissionais de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) extremamente qualificados, que tentassem obter informações junto ao Ministério da Saúde alguma orientação.
Iniciou-se neste momento uma incansável busca por um retorno que não estivesse moldado em uma resposta padrão sem sentido prático.
Até este momento, não temos orientação do Ministério da Saúde, Datasus ou qualquer outro Órgão federal sobre o que deve ser feito com os registros aplicados e enviados.
Inicialmente, consideramos enviar novamente todas as informações na versão desatualizada do manual mas chegamos a conclusão que isso também poderia duplicar as informações dos pacientes no ConecteSUS, além de, quando houver um eventual ajuste no defeito existente na rotina de integração entre o RNDS e o SIPNI, uma duplicação no SIPNI.
Neste momento, através da DIVE/SC (diretoria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina), conseguimos na quinta-feira, 24 de fevereiro, uma reunião online, com os municípios do Estado de Santa Catarina e um representante do Datasus, Sr. Alessandro Silva. Neste encontro, explicitou-se toda situação e, obteve-se o compromisso por parte deste representante de fornecer no menor prazo possível alguma orientação para que os municípios possam ter suas informações corrigidas nas esferas estadual e federal.
Aguardamos o retorno, porém até a presente data não recebemos nenhuma informação do representante do Datasus a respeito da situação ocorrida.
Assim sendo, reiteramos nosso compromisso em garantir que todas as informações confiadas a nossas soluções estejam extremamente adequadas às normas de integração definidas pelas esferas Municipal, Estadual e Federal.
Seguiremos monitorando as informações disponíveis e, com a preciosa colaboração de nossos clientes e parceiros, buscando formas de mitigar este problema que não se origina em nossas soluções mas, de forma direta afeta nossos clientes.
Sem mais.
Equipe de Suporte
suporte@inovadora.com.br
(49) 3527-4600
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