Pular para o conteúdo principal

Laboratório Municipal de NH recebe prêmio de excelência

Com o sistema de Gestão Municipal de Saúde (G-MUS), Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul novamente é destaque em saúde, recebendo o prêmio de excelência pelos serviços prestados em seu Laboratório Público Municipal.


Coordenador e responsável técnico do Laboratório Público Municipal, Vinícius Vieira, com a placa que confere o desempenho “excelente” ao Laboratório Público Municipal.
Coordenador e responsável técnico do Laboratório Público Municipal, Vinícius Vieira, com a placa
que confere o desempenho “excelente” ao Laboratório Público Municipal. (Foto: Eloi de Vargas)


Mais uma vez, pelo segundo ano consecutivo, o Laboratório Público Municipal de Novo Hamburgo recebeu o certificado com desempenho “excelente” do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). A congratulação é referente a 2012 e reflete a preocupação contínua com a eficiência dos serviços prestados, oferecendo segurança e auxílio nas decisões médico-laboratoriais, além de reforçar o desempenho de toda a equipe do laboratório. A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), responsável pelo serviço, já havia recebido o prêmio em 2011, com o mesmo nível de desempenho.

Entre as melhorias recentes promovidas no Laboratório Público Municipal está a implantação de um novo e moderno sistema de informatização, o sistema G-MUS da Inovadora Sistemas, o que qualificou ainda mais os serviços. “Com este novo sistema, tivemos diminuição do tempo de entrega dos resultados laboratoriais, acelerando o diagnóstico, a pronta intervenção e a recuperação dos pacientes, inclusive reduzindo o tempo de permanência hospitalar”, destaca a presidente da FSNH, Simone Zucolotto.

Mesmo com diversos investimentos já realizados, a qualificação do Laboratório Público Municipal continua. Com a informatização, muito em breve se permitirá a disponibilização dos laudos via internet para os pacientes e para a equipe médica, além da interligação com toda a rede de saúde do Município. “Essa nova ferramenta torna o serviço extremamente qualificado, seguro e ágil", complementa o coordenador e responsável técnico do laboratório, Vinícius Vieira. Em 2012, o Laboratório Público Municipal realizou 455.322 exames. No ano anterior, foram 422.447 procedimentos.

Qualificação também passa por outros investimentos

Conforme o secretário da Saúde, Roque Werlang, a Prefeitura tem investido fortemente para aprimorar, ampliar e agilizar os diagnósticos na rede. Além dos recursos aplicados no Laboratório, será colocado um novo raio-X no Hospital Municipal, um digitalizador de raio-X para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e outro para o Hospital Municipal. “Isso nos permitirá disponibilizar de forma online os laudos e o próprio exame de raio-X”, aponta.

Werlang reforça ainda que a estrutura de diagnóstico do Centro de Imagem está sendo qualificada, com a aquisição de um tomógrafo computadorizado e de um sistema de ultrassonografia digital. “Com essas medidas, teremos o aumento da resolutividade de nossa rede de atenção básica, do Pronto Atendimento e do Hospital, reduzindo tempo e aumentando a eficiência”, exalta. “Nosso desafio é levar para todo o sistema essa excelência reconhecida no Laboratório Público Municipal”, complementa.

Fonte: Agência de Notícias de Novo Hamburgo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palhoça informatiza sistema de saúde com o G-MUS

Na busca de agilizar o atendimento e diminuir a burocracia em toda a Rede Municipal de Saúde, a Prefeitura Municipal de Palhoça / SC está informatizando todo o sistema com o software G-MUS da Inovadora. O posto Cambirela foi o primeiro a ser informatizado 100% e o projeto vai se estender para todas as unidades de Saúde de Palhoça.  O projeto de informatização vai unificar o cadastro dos cidadãos palhocenses, em todos os módulos de atendimento garantidos pela Constituição Federal.  O sistema vai armazenar dados, com informações sobre atendimentos e tratamento médico, odontológico, atendimento nas farmácias, registros das vacinas e procedimentos laboratoriais.  “Todas as informações dos pacientes estarão registradas no prontuário que poderá ser acessado pelo nome ou pela impressão digital (biometria) do cidadão”, afirma Camilo. No cadastro informatizado, o sistema ainda vai unificar informações do prontuário que revelam quais os medicamentos que o paciente está usando, inclusi

O sitema G-MUS é certificado pela SBIS-CMF, nas categorias 'Consultório Individual' e 'Clínica/Ambulatório'.

    O G-MUS - Sistema de gestão para Secretarias Municipais de Saúde e seus equipamentos públicos, foi certificado pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), nas categorias 'Consultório Individual' e 'Clínica/Ambulatório'. Esta certificação refere-se a versão 5.2 do manual de certificação no Nível de maturidade 2, Nível de Garantia de Segurança 2, com certificados números 112 e 113. Os novos requisitos desta certificação visam garantir a confiabilidade, segurança e aderência aos marcos de usabilidade legalidade do sistema de registro eletrônico em saúde G-MUS. A Inovadora é membro oficial da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) desde 2015. Nesse período seguimos reforçando nossos sistemas qualidade, segurança e privacidade aos nossos clientes.

Esclarecimentos sobre o Programa Saúde na Escola (PSE)

INFORME TÉCNICO O Programa Saúde na Escola (PSE), instituído pelo Decreto nº 6.286/2007 ; regulado pela Portaria nº 1.055/2017 ; desenvolvido pelo Ministério da Saúde e Educação; propõe 13 ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e acompanhamento das condições clínicas dos educandos; Articulação, planejamento e realização conjunta das equipes de Atenção Primária à Saúde e da Educação Básica Pública no território. A empresa Inovadora preocupada com a inserção dos dados de produção vem alerta-los para informações corretas junto aos lançamentos e validação fichas de atividade coletiva. O prazo de envio da produção de 2021 se encerra dia 31 de março de 2022. As 13 ações do PSE: Saúde Ambiental; Promoção das práticas Corporais, da Atividade Física e do lazer nas escolas; Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos; Prevenção das violências e dos acidentes; Identificação de educandos com possíveis sinais de agrav