Pular para o conteúdo principal

Laboratório Municipal de NH recebe prêmio de excelência

Com o sistema de Gestão Municipal de Saúde (G-MUS), Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul novamente é destaque em saúde, recebendo o prêmio de excelência pelos serviços prestados em seu Laboratório Público Municipal.


Coordenador e responsável técnico do Laboratório Público Municipal, Vinícius Vieira, com a placa que confere o desempenho “excelente” ao Laboratório Público Municipal.
Coordenador e responsável técnico do Laboratório Público Municipal, Vinícius Vieira, com a placa
que confere o desempenho “excelente” ao Laboratório Público Municipal. (Foto: Eloi de Vargas)


Mais uma vez, pelo segundo ano consecutivo, o Laboratório Público Municipal de Novo Hamburgo recebeu o certificado com desempenho “excelente” do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). A congratulação é referente a 2012 e reflete a preocupação contínua com a eficiência dos serviços prestados, oferecendo segurança e auxílio nas decisões médico-laboratoriais, além de reforçar o desempenho de toda a equipe do laboratório. A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), responsável pelo serviço, já havia recebido o prêmio em 2011, com o mesmo nível de desempenho.

Entre as melhorias recentes promovidas no Laboratório Público Municipal está a implantação de um novo e moderno sistema de informatização, o sistema G-MUS da Inovadora Sistemas, o que qualificou ainda mais os serviços. “Com este novo sistema, tivemos diminuição do tempo de entrega dos resultados laboratoriais, acelerando o diagnóstico, a pronta intervenção e a recuperação dos pacientes, inclusive reduzindo o tempo de permanência hospitalar”, destaca a presidente da FSNH, Simone Zucolotto.

Mesmo com diversos investimentos já realizados, a qualificação do Laboratório Público Municipal continua. Com a informatização, muito em breve se permitirá a disponibilização dos laudos via internet para os pacientes e para a equipe médica, além da interligação com toda a rede de saúde do Município. “Essa nova ferramenta torna o serviço extremamente qualificado, seguro e ágil", complementa o coordenador e responsável técnico do laboratório, Vinícius Vieira. Em 2012, o Laboratório Público Municipal realizou 455.322 exames. No ano anterior, foram 422.447 procedimentos.

Qualificação também passa por outros investimentos

Conforme o secretário da Saúde, Roque Werlang, a Prefeitura tem investido fortemente para aprimorar, ampliar e agilizar os diagnósticos na rede. Além dos recursos aplicados no Laboratório, será colocado um novo raio-X no Hospital Municipal, um digitalizador de raio-X para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e outro para o Hospital Municipal. “Isso nos permitirá disponibilizar de forma online os laudos e o próprio exame de raio-X”, aponta.

Werlang reforça ainda que a estrutura de diagnóstico do Centro de Imagem está sendo qualificada, com a aquisição de um tomógrafo computadorizado e de um sistema de ultrassonografia digital. “Com essas medidas, teremos o aumento da resolutividade de nossa rede de atenção básica, do Pronto Atendimento e do Hospital, reduzindo tempo e aumentando a eficiência”, exalta. “Nosso desafio é levar para todo o sistema essa excelência reconhecida no Laboratório Público Municipal”, complementa.

Fonte: Agência de Notícias de Novo Hamburgo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital Nossa Sra de Fátima implantou o sistema G-HOSP, em Praia Grande - SC

A implantação e o treinamento do sistema de gestão hospitalar G-HOSP foi realizado nesta semana na Associação Hospitalar Nossa Senhora de Fátima, em Praia Grande, Santa Catarina.





Palhoça informatiza sistema de saúde com o G-MUS

Na busca de agilizar o atendimento e diminuir a burocracia em toda a Rede Municipal de Saúde, a Prefeitura Municipal de Palhoça / SC está informatizando todo o sistema com o software G-MUS da Inovadora.


O posto Cambirela foi o primeiro a ser informatizado 100% e o projeto vai se estender para todas as unidades de Saúde de Palhoça. O projeto de informatização vai unificar o cadastro dos cidadãos palhocenses, em todos os módulos de atendimento garantidos pela Constituição Federal. 

O sistema vai armazenar dados, com informações sobre atendimentos e tratamento médico, odontológico, atendimento nas farmácias, registros das vacinas e procedimentos laboratoriais. “Todas as informações dos pacientes estarão registradas no prontuário que poderá ser acessado pelo nome ou pela impressão digital (biometria) do cidadão”, afirma Camilo.


No cadastro informatizado, o sistema ainda vai unificar informações do prontuário que revelam quais os medicamentos que o paciente está usando, inclusive as retiradas…

Sapucaia do Sul implantou o sistema G-MUS na Secretaria de Saúde

O município localizado na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, iniciou hoje as atividades com o nosso sistema de gestão para a saúde municipal, o G-MUS. 

Com cerca de 140 mil habitantes, a informatização da Saúde em Sapucaia do Sul irá atender de forma qualificada o cidadão, melhorando a gestão e aproveitando melhor os recursos.