Pular para o conteúdo principal

E-SUS v3.1.08: orientações sobre a atualização

Nota técnica 16/2018.

Considerando a disponibilização pelo DAB, da versão 3.1.08 do E-SUS PEC, mesmo diante da manutenção da versão 3.0.13 do E-SUS CDS; 
Considerando o formato de integração que atualmente possuímos, via Thrift e utiliza formato de de envio de dados equivalente ao CDS; 
Considerando que a versão 3.1.08 contém correção de erros e evoluções que afetam apenas o prontuário eletrônico. não gerando impactos aparentes na integração do CDS.
Considerando que não existe atualização de leiaute disponível na documentação do LEDI ESUS/AB (http://esusab.github.io/integracao/ledi/ledi.html), assim como não existe versão do E-SUS CDS liberada para compatibilizar o mesmo com a versão 3.1.08 do E-SUS PEC, até o presente momento;

Informamos que nossos clientes podem fazer a atualização de seus servidores para a versão 3.1.08 do E-SUS PEC, caso desejem, embora não haverá impacto aparente em nenhum recurso. Conforme publicação no portal do DAB, as alterações da versão 3.1.08 são as seguintes:
“ Inclusão do calendário nacional de vacinação interativo, inserção de aprazamento de doses e lotes de imunobiológicos e acompanhamento da situação vacinal na folha de rosto.
Integração com o aplicativo “Meu digiSUS”. Permite que o cidadão realize o agendamento e cancelamento de consultas pelo celular, por meio de configurações realizadas pelo Coordenador, para cidadão cadastrados na equipe.
Apresentação dos registros do CDS no histórico de atendimentos do cidadão.
Inclusão de novos gráficos nos módulos de acompanhamento de pré-natal e do crescimento e desenvolvimento da criança.
Inclusão de módulo para a geração de relatórios de auditoria do sistema (administração).
Criação do perfil padrão de Farmacêutico.
Otimização do uso do serviço de consulta ao Hórus.
Inclusão da informação do número de participantes no relatório de produção da ficha de atividade coletiva.
Configuração do servidor de e-mail SMTP para redefinição de senha através do e-mail dos profissionais.
Inserção de uma lista pré-definida de INEP para preenchimento da ficha de atividade coletiva.
Otimização na sincronização com os aplicativos e-SUS AB Território e Atenção Domiciliar.
Disponibilização do NOVO aplicativo e-SUS AB Atividade Coletiva.”
Informamos ainda que, a atualização é opcional e que não há orientação sobre a obrigatoriedade da mesma, uma vez que a atualização não afeta o envio de dados, apenas melhora a usabilidade do recurso ‘Prontuário eletrônico’ disponível na ferramenta e não usado por nossos clientes.

Caso algum cliente da Inovadora realize a atualização e passe a encontrar algum problema com o envio de dados, solicitamos que faça contato com nossa equipe de suporte para auxílio e orientação.

Sem mais para o momento, permanecemos a disposição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palhoça informatiza sistema de saúde com o G-MUS

Na busca de agilizar o atendimento e diminuir a burocracia em toda a Rede Municipal de Saúde, a Prefeitura Municipal de Palhoça / SC está informatizando todo o sistema com o software G-MUS da Inovadora.


O posto Cambirela foi o primeiro a ser informatizado 100% e o projeto vai se estender para todas as unidades de Saúde de Palhoça. O projeto de informatização vai unificar o cadastro dos cidadãos palhocenses, em todos os módulos de atendimento garantidos pela Constituição Federal. 

O sistema vai armazenar dados, com informações sobre atendimentos e tratamento médico, odontológico, atendimento nas farmácias, registros das vacinas e procedimentos laboratoriais. “Todas as informações dos pacientes estarão registradas no prontuário que poderá ser acessado pelo nome ou pela impressão digital (biometria) do cidadão”, afirma Camilo.


No cadastro informatizado, o sistema ainda vai unificar informações do prontuário que revelam quais os medicamentos que o paciente está usando, inclusive as retiradas…

Saiba como fica o registro de vacinas com o fim do SI-PNI

O Ministério da Saúde, através da PORTARIA nº 2.499 de 23/09/2019, anunciou o fim do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI e API Web) será encerrado no prazo de 60 (sessenta) dias, contados a partir da publicação desta Portaria.
Com isso, o registro de dados de aplicação de vacinas e de outros imunobiológicos a ser realizado nas Unidades de Atenção Primária à Saúde deverão ser realizados exclusivamente no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC); na Coleta de Dados Simplificada (CDS); ou nos sistemas próprios ou de terceiros devidamente integrados ao SISAB, de acordo com a documentação oficial de integração disponível no sítio eletrônico do e-SUS AB.

Informamos também que Inovadora já possui em seu sistema o módulo de Imunizações (vacinas) que contempla os registros das aplicações de vacinas e de outros imunobiológicos e estará sendo integrado ao SISAB, bem como as adaptações conforme a documentação oficial disponibilizada e o prazo do Ministério.
Os clientes que…

Conheça o Programa Previne Brasil e o novo modelo de financiamento de custeio da APS

NOTA TÉCNICA 01/2020

Considerando a Portaria nº 2.979/GM/MS, de 12 de novembro de 2019, que institui o Programa Previne Brasil, e estabelece novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde, por meio da alteração da Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017;

Considerando a portaria nº 3.222, de 10 de dezembro de 2019, dispõe sobre os indicadores do pagamento por desempenho, no âmbito do Programa Previne Brasil.

Art. 6º O conjunto de indicadores do Pagamento por Desempenho a ser observado na atuação das Equipes de Saúde da Família (ESF) e Equipes de Atenção Primária (EAP), para o ano de 2020, abrange as ações estratégicas de Saúde da Mulher, Pré-Natal, Saúde da Criança e Doenças Crônicas (Hipertensão Arterial e Diabetes Melittus).

§ 1º São indicadores para o ano de 2020:
I - proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 20ª semana de gestação;
II - proporção de gestan…